Viajar é uma das melhores coisas da vida, mas pode ser caro. No entanto, com algumas estratégias inteligentes, é possível viajar barato e ainda assim aproveitar ao máximo sua viagem.
Nesse artigo, vamos dar dicas valiosas para ajudá-lo a economizar dinheiro em suas próximas férias, desde usar agências de viagens locais até alugar bicicletas em vez de carros.
Também discutiremos como encontrar acomodações mais acessíveis e como evitar golpes comuns.
Então, se você está planejando sua próxima viagem, continue lendo para descobrir como viajar barato e aproveitar ao máximo sua aventura.
Dicas para viajar barato
Use Agências de Viagem Locais
Viajantes de orçamento raramente recorrem a agentes de viagem, em parte porque é simples o suficiente para reservar tudo sozinhos. Alguns também assumem que os agentes atendem a uma clientela mais rica. Mas o conhecimento de bastidores dos agentes de viagem também significa que eles podem ser uma verdadeira mina de ouro de informações sobre economias. A chave, se você usar um, é selecionar um que esteja baseado localmente – no destino para onde você está se dirigindo – porque eles conhecerão melhor sua terra.
Quando você usa um agente, uma boa estratégia é informar seu orçamento de viagem no início. Então, eles podem apresentar as opções de transporte, alojamento, alimentação e passeios locais que ajudarão você a ficar dentro desse orçamento.
Outra vantagem de usar um agente de viagem é a economia de tempo. Enquanto muitos viajantes de orçamento consideram a pesquisa parte da diversão, você pode acabar gastando um bom tempo pesquisando durante sua viagem. Ao liberar tempo para desfrutar plenamente do seu destino, um agente de viagem também fornece mais valor para o seu dólar de viagem.
Procure por quedas de moeda
O princípio é simples: se o valor da moeda de um país cair, digamos, 10% em relação ao dólar americano, você teria uma economia de 10% em todas as suas despesas dentro desse país. Isso é uma explicação simplificada, é claro, e mergulhar nas complexidades das flutuações das taxas de câmbio não é tão divertido quanto ler sobre coisas legais para fazer dentro de um país. Mas as economias são reais e você não precisa sempre percorrer sites financeiros para obter dicas sobre a moeda. Histórias de notícias sobre países com economias em crise são uma ótima dica.
Algumas precauções: se você já sabe o seu destino (e quando vai lá), essa estratégia não pode ajudá-lo a buscar economias: a taxa será o que ela for. Além disso, durante os momentos em que o valor do dólar está caindo globalmente, em vez de calcular suas economias potenciais, você estará calculando (e tendo que levar em conta) suas despesas de viagem crescentes.
E, se a ideia de aproveitar as dificuldades econômicas de um país lhe causar hesitação, lembre-se de que gastar seus dólares de turista lá será benéfico para a economia desse país, pelo menos de alguma forma. E se você for realmente audacioso, você pode até tentar negociar preços usando essa queda de moeda para seu benefício, afinal, quem não gosta de fazer um bom negócio?
Prolongue Viagens de Trabalho
Se alguém estiver pagando para voar você para algum lugar, aproveite para colocar alguns dias de férias no final da sua viagem de trabalho. Outra maneira de evitar despesas com passagens aéreas é ficar por mais tempo em uma escala no seu itinerário de voo, aproveitando alguns dias extras para explorar lugares que ficam no caminho para ou do seu destino principal.
E essa estratégia pode ser aplicada a mais do que somente viagens de negócios. Se você estiver fazendo uma viagem voluntária, aproveite alguns dias depois para explorar o país onde você está fazendo suas boas ações. E quem sabe, você possa até mesmo conseguir fazer algum trabalho voluntário enquanto curte suas férias, afinal, doar o seu tempo é uma das melhores formas de economizar.
Dirija, Não Voe
Essa é outra estratégia que pressupõe que você ainda não escolheu um destino. As passagens aéreas representam uma das maiores despesas em muitos orçamentos de viagem, então evitar a necessidade de transporte aéreo pode economizar significativamente. Você terá que abrir mão da diversão dos procedimentos de segurança da TSA, mas essa é uma sacificio que você com certeza pode fazer.
Além disso, como o transporte aéreo é um grande contribuinte para as mudanças climáticas, um benefício adicional dessa estratégia é que ela reduz a pegada de carbono da sua viagem. Explorar lugares mais próximos de casa também lhe dá a oportunidade de aproveitar seu próprio conhecimento sobre sua região e explorar lugares que os visitantes distantes podem não notar.
Alugue uma Bicicleta, Não um Carro
Essa é mais uma estratégia de benefícios múltiplos: ela diminui seus custos e sua pegada de carbono. Alugar carros, mesmo quando você consegue descontos, é uma despesa significativa. Usar transporte público é uma estratégia de viagem de orçamento comprovada; a emergência de frotas de aluguel de bicicletas em muitas cidades simplesmente lhe dá outra ótima opção.
Muitas vezes, mesmo se você usar transporte público, precisará se deslocar do seu alojamento para a estação e de volta. Táxis e empresas de corridas online são as suspeitas habituais. Aluguel de bicicletas pode realizar o mesmo trabalho por você a uma fração do custo – e uma bicicleta é bem mais divertida. Seria um erro não mencionar também que andar a pé é a opção menos cara e oferece uma perspectiva semelhante de ar fresco.
Use sites de aluguel de férias locais
Os grandes jogadores, Airbnb e Vrbo, cobram taxas extras pelos seus serviços. Como muitas propriedades listam em vários sites, você pode economizar ao encontrar uma propriedade que você goste em uma agência de aluguel local que oferece aluguel online e cobra taxas substancialmente menores do que os grandes jogadores. Essa estratégia funciona melhor para destinos populares que possuem grande inventário de aluguéis de férias.
Não Descarte Hospedagem em Albergues
Muitos viajantes de orçamento, é claro, procuram albergues porque eles podem ser uma ótima opção – e eles oferecem uma experiência de viagem mais comunitária do que outros tipos de alojamento. Mas muitas pessoas também imediatamente descartam os albergues, achando que seus dias de dormitório acabaram.
Mas nem todos os albergues são iguais. Muitos oferecem quartos privados e banheiros privados, dando-lhe o melhor dos dois mundos: seu próprio espaço para relaxar e um lugar interessante e convidativo para ficar. Você pode verificar a paisagem cambiante de opções de albergues no hostels.com e na Hostelling International.
E, se você é do tipo aventureiro e quer gastar absolutamente nada com acomodações, considere o couchsurfing. Anfitriões dentro dessa comunidade global oferecem um sofá gratuito em sua casa para uso por viajantes solitários. E se você é ainda mais corajoso, pode até tentar acampar, afinal, não há nada como estar perto da natureza e economizar ao mesmo tempo.
Economize com o Almoço
Comer almoços fora dos restaurantes, e não dentro deles, estende seus dólares de refeição. Pegue frutas, pães, queijos e carnes em mercados e padarias locais e almoce ao ar livre durante suas explorações diárias. O mesmo se aplica às snacks: compre-os e leve-os com você, em vez de ceder aos desejos de fome quando estiver por aí.
Outra forma de você aproveitar o horário do almoço para economizar é fazer refeições em restaurantes caros durante o meio-dia, e não à noite. Os preços do almoço são invariavelmente menores, o que significa que você pode obter a mesma entrada por menos.
Compare Custos de Bagagem e Envio de Equipamentos
Se seu equipamento ao ar livre for fundamental para todo o seu itinerário – como uma excursão de bicicleta, por exemplo – você poderá economizar enviando seu equipamento de tamanho grande. Como as tarifas de bagagem e envio são variáveis, você precisará fazer alguma pesquisa e comparações de custos para saber qual é a melhor opção.
Se você optar por enviar, então precisará decidir para onde enviar seu equipamento. Alguns hotéis e aluguéis de férias podem concordar em guardar as coisas para você sem custo por alguns dias. Também existem serviços de envio de bagagem, embora esses adicionem aos seus custos. E se você tiver a sorte de ter um parente ou amigo perto do seu ponto de partida, isso é ainda melhor.
Esteja ciente dos golpes locais
Seria uma pena desperdiçar preciosos dólares de viagem porque você não dedicou algum tempo para descobrir sobre as fraudes comuns no seu destino escolhido.
Algumas fraudes são universais: serviços aparentemente gratuitos, como ajuda com sua bagagem, que acabam com você tendo que pagar depois (para recuperar sua bagagem). Ou alguém pode se passar por um oficial e pedir para você pagar uma taxa falsa, por exemplo, para sentar à sombra de um guarda-sol de um resort. Pesquise fraudes antes do tempo online e pessoalmente, perguntando aos locais por dicas depois de chegar.
Conclusão
Viajar pode ser caro, mas com algumas estratégias inteligentes, é possível economizar dinheiro e ainda assim aproveitar ao máximo sua viagem.
Usando agências de viagens locais, alugando bicicletas em vez de carros, procurando acomodações mais acessíveis e evitando fraudes comuns são algumas das maneiras de economizar dinheiro em sua próxima viagem.
Além disso, é importante estar ciente das flutuações da moeda e aproveitar os momentos em que ela estiver mais fraca, e também considerar estender suas viagens de trabalho ou voluntariado para incluir dias de férias.
Finalmente, é importante não descartar opções de acomodação como albergues ou couchsurfing, pois eles podem oferecer boas opções de preço e experiência de viagem.
Lembre-se de fazer sua pesquisa, se planejar com antecedência e seguir as dicas deste artigo para viajar barato e aproveitar ao máximo sua próxima aventura.